quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

As minhas próximas duas leituras

O género narrativo e o género dramático.
Oscar Wilde e Fiama Hasse Pais Brandão.
O Retrato de Dorian Grey e Os Chapéus de Chuva.










A história do segundo livro remonta ao meu distante 11º ano, na altura em que eu tinha Literatura Portuguesa. Nesta disciplina, há o PIL (Projecto Individual de Leitura). E o PIL tem autores de referência. Contudo, as obras ou estão esgotadas ou estão longe. Por isso, a minha mãezinha (que é óptima nestas coisas), tratou de me arranjar o livrinho. Lá veio ele de Lisboa para o Porto pelo correio. Demorou, mas chegou. E lá vou eu muito contente com ele...e descubro que não há bibliografia. Zero. (Hoje em dia,os meus meios são diferentes! E de certeza que arranjava alguma coisa, mas no 11º ano...é complicado. O mundinho é demasiado fechado e, na área das Letras, quem está no secundário não tem a real noção do que há, do que foi feito e do que está a ser feito.) Por isso, mudei de livro. Fiz sobre Erros meus, má fortuna, amor ardente, de Natália Correia. Este veio de um alfarrabista qualquer. (Mas tenho a dizer que, mais uma vez, a minha santa mãezinha tratou de tudo e cá chegou ele perfeitinho, exclusivo.) E a isto junta-se mais uma peça de teatro, esta sim vinda da livraria do teatro D. Luís (acho eu! Se não for esse, é de outro qualquer de Lisboa!): As três cidras do amor, de Yvette Centeno. E isto tudo a propósito do PIL. E curiosamente são sempre peças de teatro. Só me falta mesmo ler esta para encerrar o ciclo "Peças de teatro do PIL". Ando sempre com a ideia de pegar nela, mas...não há tempo. Entre bibliografia obrigatória para cadeiras de faculdade e leituras pessoais, há sempre algum livrinho que fura a fila e se mete à frente de outro. Pois bem, é agora, é agora!

5 comentários:

Lullaby disse...

a propósito do maldito PIL - e porque foi dos poucos livros que consegui encontrar na biblioteca pessoal de uma amiga - fiz o trabalho sobre um livro odioso da Luisa Costa Gomes (a senhora que me perdoe, mas não deve andar pela blogsfera anyway), o Olhos Verdes.

no ano seguinte consegui desembaraçar-me e fazer sobre poesia e aí entrou Florbela Espanca. mas CREDO, rais parta o PIL! xD

mary disse...

depois emprestas-me o retrato de dorian grey. (a)

Cathy Oh disse...

Eu não apanhei esse PIL ou lá o que isso é! muhahahaha
Sou uma mulher da vanguarda, pois tá claro! x)

Olhe, meu doce, então vamo-nos voltar a ver no Domingo. lol
Eu e a minha mãe vamos ver a Sodôna Eunice no dia 24 também! ;)

Beijinho*

Paulo Brás disse...

(O mundinho é demasiado fechado e, na área das Letras, quem está no secundário não tem a real noção do que há, do que foi feito e do que está a ser feito.)

completamente. há toda uma ignorância e nós caímos como patinhos. só n percebo bem pq, acham q as "crianças" do secundário n iam perceber o conceito de investigação e n iam conseguir ler coisas diferentes para um trabalho?

Paulo Brás disse...

vais adorar o retrato, mesmo a tempo de dp veres o filme.