segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

É oficial

Entrámos, cá em casa, em Modo Natal. Ora o modo Natal é activado sensivelmente uns dias antes da dita data e é simbolicamente assinalado com a confecção dos bolos de folha. Lembro-me de ser miúda e de desesperar para ajudar a minha avó a estender a massa, a derreter manteiga. Lembro-me de a ver a pé às 8 da matina para começar a árdua tarefa de cozer aquela bomba calórica deliciosa. Para quem não conhece, o bolo de folha dá uma trabalheira desgraçada. Tem de ser feito "folha a folha", levando duas colheres de manteiga derretida e açúcar q.b. para cobrir a massa e assim sucessivamente. Hoje foi a data. O último de 3 bolinhos saiu do forno há 10 minutos. Realmente, há coisas que nunca mudam. A minha avó continua a olhar para eles e a dizer "Lindo, filha! Este ficou lindo!"
E eu, imbuída destas luzinhas a piscar, dos presentes embrulhados ao pé da árvore, parece que também já estou a activar esse modo em mim. É espectacular ouvir-me cantar músicas de Natal (atenção! Evoluí de "Pinheirinho, pinheirinho de ramos verdinhos" para "All I want for Christmas is youuuuu" - a idade a isso obriga) logo que acordo, a falar de como será a noite de 24, o dia 25 inteiro com o maravilhoso e tão aguardado peru da tia Paula (nhamy...só de pensar!) com castanhinha, ananás, batata palha e arrozinho branco; a pensar no que farei com a família, se jogaremos à sueca, se veremos Fox e AXN o dia todo. Parece-me que este ano vai ser ver-nos alapadinhos no sofá, cada um com o seu portátil nas pernas, tv ligada (e provavelmente uma kizomba de pano de fundo...), qualquer coisinha pra comer e pra beber...enquanto o resto do pessoal conversa sobre assuntos eruditos.
E tudo isto me faz lembrar que, para além desta parte cool, vou ter de ouvir discursos sobre bacalhaus, cenouras e batatas para descascar, polvo para cozer,couves, ovos. Vão-me falar de doces,de bolos, de vinhos. A minha mãe, alheia a tudo o que se passará na cozinha, vai-me falar de ir dar as voltas, como ela diz. Isto é, fazer distribuição de presentes pelas casas de amigos e familiares.
E por falar em presentes, acabei de me lembrar que só comprei o meu. Amanhã lá estarei, tal princesa guerreira, a enfrentar o frio e a chuva na Baixa para comprar as prendinhas para a mamã, a avozinha, a R. e a S. (Thank God que já despachei as prendas da A., da J. e da Miss Bright Side! E ainda bem que a do daddy e do maninho também já estão resolvidas). Se entretanto me lembrar de mais alguém, pode ser que ainda traga mais alguma coisa.

1 comentário:

Cathy Oh disse...

Se vires alguém *fofo* e cheio de palha pela Baixa... Por favor, traz-mo! xD