domingo, 2 de agosto de 2009

Será que temos a capacidade de mudar ou apenas mantemos o que somos preso e controlado dentro de nós?

3 comentários:

David disse...

ou será que nós ficamos na mesma e é apenas o mundo que muda a nossa volta?

Paulo Brás disse...

ainda não me decidi em relação a esse assunto.

por um lado, gosto de pensar e dizer que o Homem é capaz de tudo e, querendo mudar, pode mudar: pessoas que abandonam velhos hábitos, pessoas que ficam crentes ou descrentes, pessoas que aproveitam uma mudança geográfica para arranjar uma nova "personagem". deste ponto de vista, as pessoas mudam, sim (com muito esforço e vontade).

por outro lado, todos os dias nos deparamos com pessoas perfeitamente horriveis que sempre serão amargas e pessoas perfeitamente sonsas, queridas e simpáticas que vivem de olhos fechados e tentam agradar a todos e sempre serão assim (porque não querem mudar ou n sabem q podem mudar; acho que a diferença está mesmo na vontade). deste ponto de vista, as pessoas n mudam e se, de vez em quando, fazem algo inesperado é pq nunca o tinham mostrado antes, mas n é propriamente novo para elas.

confesso que gosto de ambos os lados. gosto de quem luta pelos seus valores no matter what (se é pa s ser bom é-se bom, s é pa s ser mau é-se mau), mas tb gosto de ouvir histórias d pessoas q ultrapassaram as suas limitações e se tornaram melhores.

acho q o q mais valorizo nesta vida é a coerência e a mudança n é incompatível com ela.
podemos ser de uma determinada forma e sê-lo "até ao fim", não usando dois pesos e duas medidas para coisas diferentes: isto é ser-se coerente. mas as pessoas realmente inteligentes sabem quando "dar o braço a torcer" e mudar a sua opinião. e, dp, ser coerente nesta nova forma de pensamento.

resultado: n respondi à questão. *

Paulo Brás disse...

[lembrei-me agora do outro q dizia que podia mudar podia mudar, mas dentro do molde dele]