quinta-feira, 28 de março de 2013

Paris - VII

E pronto, depois das fotos, a opinião.

Coisas boas/mais ou menos/ más de Paris:
1- a cultura. Eles tratam mesmo bem do que é deles (e do que levaram aos outros povos. cof cof cof). Tudo muito bem estimado, há sempre exposições, concertos, espetáculos, museus e todo um mundo de coisas para ver. Bem sinalizado e acompanhado de mapas (que deram um jeitaço!)
2- jovens com menos de 26 anos não pagam em 95% de museus/casas/etc. E parecendo que não, poupa-se imenso dinheiro nisto. Só paguei para entrar na Ópera (e foram os 6 euros mais bem gastos de toda a minha vida) e para subir à Torre. De resto, tudo grátis. Ah! E em Versailles, ao domingo os áudioguias são grátis - ótimo para percorrer as salas, salinhas e salões e ouvir explicações (em português) sobre o que se está a ver.
3- A rede de metro. E só a rede. Basicamente vai-se a todo o lado e não é difícil entender onde fazer trocas. Mas...é um sítio sujo, cheira mal e perigoso. Foi o sítio onde me senti mais insegura. E assisti a duas tentativas de assalto. É preciso estar sempre com os olhos bem abertos e com a mão na carteira.
4- Comer em Paris é caro. Uma boa opção é ser-se parisiense e almoçar pela Rue Mouffetard. Come-se bem e pode-se provar comida de qualquer lado do mundo. Pena que não tive mais tempo senão bem que tinha ido provar outras comidinhas. É uma das grandes vantagens: há restaurantes de tudo e mais alguma coisa.
5- O café é horrível. Eu - que não sou propriamente grande apreciadora - quase chorei de tão horrível que o café é. Safa-se o McDonalds. Ah! Claro que o Starbucks é bom (mas mais caro do que nos outros sítios).
6- Souvenirs. Estava eu à espera de gastar fortunas, mas não. O único sítio onde as lembrancinhas são mais caras é na Disney.
7- Disney: mais vale reservar os bilhetes com 5 dias de antecedência que ficam mais baratos. E pode-se levar comida lá pra dentro que já não é proibido.
8-Os turistas japoneses/chenenses/de olhos em bico. Tiraram-me do sério. Eu entendo que lá donde eles vêm o património não seja como o que há na Europa, mas eles parecem pulgas a ver as coisas. Até o chão eles fotografam. E pior que ser japonês e parecer uma pulga aos saltos, é ser japonês e não saber falar inglês. Foi priceless o momento em que um japonês queria comprar medalhas de Versailles e só apontava pra elas com ar de palerma. A menina - coitada - bem lhe perguntava "which one?" e ele continuava a apontar.
9- Os seguranças/rececionistas/ pessoas que trabalham em museus e outros sítios de cultura + a burrice de alguns. Nós dizíamos que somos portuguesas e eles falavam em espanhol ou então elogiavam o nosso francês e, quando dizíamos de que país vínhamos, perguntavam se em Portugal se fala francês.
10- As francesas não se vestem bem. A capital da moda é definitivamente Milão. As francesas - para além de cheirarem mal como tudo - vestem-se mal. A moda é uma coisa que passou por elas e infelizmente não as atingiu. Era cada combinação...mon Dieu que quase me senti mal! Ahahahah

Sem comentários: